Escapamento

Escapamento

Escapamento

O escapamento é um condutor que possibilita ao automovel encaminhar os gases do resultado da explosão para fora do ambiente do motor, além de influenciar no desenvolvimento do motor. Geralmente são produzidos com materiais inoxidáveis devido a forte corrosão causada pelos gases, além de materiais filtrantes. Sua aplicação é mais conhecido em automóveis, mas se dá em uso de qualquer Motor a explosão, além de geradores, embarcações e trens

O escapamento influencia diretamente no desempenho e potência do motor, pois é ele que é responsável pela liberação dos gases, se os gases tiverem dificuldade para sair, o motor trabalhará com menor desempenho, porém se as saídas estiverem muito liberada, o motor causará esforço desnescessário.

Principais Funções:

Liberação eficiente dos gases resultantes da combustão

Redução dos ruídos resultantes da explosão

Auxilio na vida útil do motor

Controle e economia de combustível

Redução da emissão de poluentes

ESCAPAMENTO



Identificando a Fumaça do escapamento

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas. Em São Paulo, se o seu carro estiver apresentando um desses problemas você não conseguirá sequer licenciá-lo. Vamos, então, dar alguns exemplos que podem ser aplicados em motores à alcool, gasolina e/ou GNV.

FUMAÇA BRANCA:

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.

OBS: em dias  frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.

FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.

Qualquer situação desta indica que há problemas no motor. Percebendo fumaça no escapamento, quanto mais rápido você levar o seu carro para uma revisão, menor poderá ser o gasto com o reparo.

Tão importante quanto preservar o seu bolso fazendo a correta manutenção do seu carro é contribuir para um ar mais saudável, principalmente em grandes centros urbanos. Em São Paulo, a inspeção veicular já é obrigatória para vários veículos. Então fique atento: se o seu carro está apresentando um destes sintomas mencionados, leve-o ao seu mecânico antes de agendar a vistoria.