Catalisador

Catalisador

Atualmente, tem sido questionada a ação do catalisador nos veículos, no mundo todo. Odilema gira em torno dos gases não poluentes liberados pelos catalisadores; segundocientistas, esses gases têm um outro problema.

Um deles: as reações químicas realizadas nocatalisador produzem CO2 (dióxido de carbono) ou gás carbônico, cujo acúmulo naatmosfera causa o "efeito estufa".

O catalisador mais moderno hoje disponível em qualquer país europeu (Obs: na Europa éonde se encontra e a gasolina de melhor qualidade) reduz em 75% as emissões de Óxido deNitrogênio (NOX), um dos causadores de chuva ácida, e corta até 95% de monóxido decarbono, que ataca o sistema respiratório e Hidrocarbonos (HC), elemento cancerígeno. Mas não consegue evitar o efeito estufa, o aquecimento da atmosfera.

Segundo técnicos da área, o catalisador só funciona bem a partir de 300º C a 800º C.

Arapidez com que ele esquenta depende das condições momentâneas da temperaturaambiente, ou seja, pode variar muito, entre dois e dez minuto, por exemplo.

Cabe a cadamontadora, a cada cientista e a cada engenheiro trabalhar em função disto. O caminho é este.

Porque os catalisadores são necessários?

Além do produtos primários - dióxido de carbono e a água, a queima de combustíveisfósseis, com ar, produz poluentes comomonóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos(HC), óxidos de nitrogênio (Nox) e dióxido deenxofre (SO2). Nos motores diesel existemainda os particulados finos de material sólido(fuligem diesel), que contaminam a atmosferase não forem eliminados.As substâncias ativa são o óxido de alumínio,metais preciosos cataliticamente ativos (Pd,Pt eRh) e promotores (substâncias que aumentam a ação catalítica dos metais preciosos).Somente as substâncias ativas são responsáveis pelos efeitos catalíticos; a colméia cerâmicaou metálica serve apenas como material-suporte.A colméia cerâmica consiste de corderita. Este material de magnésio - alumínio - sílica, édistinguido particularmente pela sua alta resistência à temperatura. A colméia metálicaconsiste de uma liga especial, à qual é enrolada e soldada através de uma técnica específica,formando o suporte metálico. A espessura da parede desta chapa de aço ferrítico, altamenteresistente ao calor, é de aproximadamente 0,04 a 0,07 mm.

Conversor catalítico

O termo conversor catalítico designa genericamente um reator metálico instalado no sistemade escapamento. Este reator, de aço inoxidável, contém o catalisador propriamente dito, queé constituído de uma colméia cerâmica ou metálica (monólito) impregnada com substânciasativas.Essa colméia é formada por milhares de minúsculos canais (células), por onde passam osgases poluentes. As paredes destes canis são recobertas com óxidos de metais, que criam uma superfície de contato, cuja área é equivalente a 4 campos de futebol. Externamente, omonolito é envolvido por uma manta amortecedora à protegê-lo contra vibrações e choques.

Qual é o princípio do catalisador dos carros?

Os catalisadores instalados nos automóveis são dispositivos que diminuem os níveis deemissão de gases poluentes. Basicamente, o catalisador dos carros é composto por umacerâmica, muito parecida com uma colméia de abelhas, por onde os produtos da combustãopassam. Esta cerâmica está impregnada com compostos contendo paládio, nióbio e outrosmetais nobres, que aliados ao calor gerado pela combustão, provocam várias reações.A utilização de combustíveis adulterados pode provocar a degradação do catalizador,conhecida como "envenenamento". Antigamente era comum adicionar compostos contendochumbo à gasolina para melhorar o desempenho do automóvel, mas esta prática foi proibida,pois além de ser nociva ao ser humano também danifica o catalisador. Um problema dagasolina brasileira é a presença de muitos compostos com enxofre, que também diminui avida útil do catalisador (cerca de 7 anos).